QUEM É MUSSA?

Mussa é um cantor e compositor carioca que mistura a vivência das rodas de samba da cidade com beats eletrônicos e outros sons. Suas letras retratam o cotidiano com leveza e reflexão, fazendo de suas canções, verdadeiras crônicas urbanas. Nasceu em São Paulo em janeiro de 72 e veio para o Rio antes de completar um ano, onde morou em muitos bairros da zona sul à zona norte.

 

Influenciado pelo pai que também era músico, comprou uma bateria, aos quinze anos, com as economias que juntou trabalhando durante um ano em uma famosa fastfood. Aos dezenove, ingressou no curso de desenho industrial. No meio da faculdade, começou a trabalhar em agências de propaganda, onde ganhou muitos prêmios, criou jingles para a Rede Globo e fez algumas locuções publicitárias.

 

A partir dos vinte anos, paralelamente à carreira de diretor de arte, Mussa começou a tocar percussão, compor e pintar. Fez muitas exposições coletivas e individuais, como “A Cara do Rio” no Centro Cultural dos Correios e acompanhou grandes nomes do samba tocando percussão e fazendo coro. Nelson Sargento, Noca da Portela, Walter Alfaiate, entre outros bambas, estão nessa lista. 

Como solista, cantou em casas consagradas tais como Rio Scenarium, Teatro Rival, Solar de Botafogo e Semente, no Rio de Janeiro e Samba da Vela e Ó do Borogodó em São Paulo. Em 2014, lançou “NAIF”, seu primeiro álbum solo, que contou com um belo vídeo de apresentação da grande dama Elza Soares. O show também teve performances de dança

e capoeira e algumas participações especiais: George Israel (ex-Kid Abelha), Larissa Luz e Renato da Rocinha.

 

Em 2017, Mussa gravou o álbum Samba Combo, que teve ótima repercussão na crítica. O show de lançamento ganhou uma exposição com quadros pintados pelo próprio artista, onde cada canção virou uma tela. Desta maneira, o público podia apreciar a exposição no foyer do teatro, antes da apresentação.

 

Nos anos seguintes, produziu alguns singles e dirigiu os clipes destas canções. Atualmente, prepara-se para lançar o EP Caruru Connection que terá quatro canções e uma revistinha em quadrinhos, onde o roteiro é a letra das próprias músicas, com belas ilustrações em preto e branco. A ideia é resgatar o prazer da leitura dos encartes de antigos LPs. Além da letra das canções ilustradas, também encontraremos a ficha técnica e links em forma de QR codes, para que o leitor possa escutar as faixas, enquanto acompanha a leitura. 

Foto Rede Social Mussa 5.jpg